PASSARELA

PASSARELA

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dirce Machado Miss Renascença 1960












Divas do cinema
Dorothy Dandridge





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



65 comentários:

Expedito Barros, Universal Beauty Contest.. disse...

Ana, mais um teu fenomenal trabalho....Dirce, a primeira Miss Renascença...abriu as portas do CLube para as incríveis Mulatas que vieram a seguir, Aizita, Esmeralda Santos, Elisabete Santos/66 e Mulata Grau 10, Vera Couto....Pero, mais uma vez, estou aqui para deixar a mensagem que Terry te enviou, particularmente..olha só.., isso é sobre a foto de Akiko Kojima..:
And BTW -- Anamaria Zendron did glorious work with this photograph!!! Kudos, Anamaria!!! Barros Expedictus and William Prendiz de Jurado. Please forward this message to her -- it is absolutely STUNNING!!!
traduzindo...
E BTW - Anamaria Zendron fez glorioso trabalho com esta fotografia! Kudos, Anamaria! Barros Expedictus e William Prendiz de Jurado. Por favor, envie esta mensagem para ela - é absolutamente deslumbrante.
Como vemos, amigos aqui deste espaço...Anamaria merece isso tudo e muito mais...Mais um grande abraço a todos..

Hamilton MM disse...

No momento em que nos Estados Unidos um jovem rapaz negro foi asassinado por um branco que desconfiou de sua atitude,parece que estamos voltando ao Missisipi em Chamas.
No Brasil, onde até hoje o preconceito racial é velado,sutil,foi criado na década de cinquenta o clube Renascença, cujo sócios em sua maioria era formado por negros e mulatos de classe média.
Professora de etiqueta do clube, a mulata Dinah , muito elegante e antenada no Mundo Miss, resolveu lançar em l960 a primeira candidata negra no Concurso do recém criado Estado da Guanabara.
Dirce Machado, foi escolhida e começou aí uma dinastia de belas mulatas que representaram o clube nos Concursos de Miss GB.
Dirce primou mais pelo porte e elegância do que propriamente pela beleza facial.Vera Lucia Couto dos Santos foi a mais bela miss Renascença de todos os tempos.
Musa de poetas e letra de música tornou-se um ícone do Mundo Miss e até hoje é reverenciada, a nossa querida Mulata Bossa Nova.
Quanto a Doroty sei pouco sobre sua filmografia, só sei que foi boa atriz e também que foi uma mulher bonita.Abraços.

JOÃO HERCULANO DE OLIVEIRA disse...

Parabens Anamaria por esta postagem linda, aliás tudo que vem de voce é maravilhoso, é arte... lindo ! lindo !
Abraços
JOÃO HERCULANO

J. Botafogo disse...

J. Botafogo disse...
Enfim apareceu uma postagem com uma personagem nova, eu, como "veterano velho" em escrever nos dois blogs da minha preferência, já sinto dificuldades de comentar sobre as mesmas misses (o veterano velho não está correto, é apenas uma brincadeira), esses concursos já aconteceram há muitos anos, não acompanhei nenhum ao vivo, nem pela televisão, vi apenas nas revistas da época, e não sou jornalista.
Dirce Machado com sua beleza e simpatia (tinha uma cara de pessoa bondosa, daquelas em quem a gente confia e está sempre pronta para nos ajudar), abriu as portas para as afrodescendentes brasileiras, sócias do Clube Renascença, a participarem do "Miss" Guanabara e chegou com o pé direito, de início tornou-se favorita, classificando-se em quarto lugar, a partir desse ano, 1960, a expectativa sobre a próxima "Miss" Renascença era muito grande, elas sempre fizeram sucesso e eram muito ovacionadas no Maracananzinho. Justa homenagem Anamaria, mostra aos mais jovens candidatas importantes sendo hoje totalmente esquecidas. Aproveitando o gancho, não esqueçamos de Marina Montini musa do consagrado pintor Di Cavalcante, linda (faleceu em 2006, aos 58 anos de idade, na casa dos artistas, de cirrose hepática), em 1966, representando o Clube Cacique de Ramos, concorreu ao "Miss GB ficando entre as oito finalistas. Marina participou de vários concursos, em 1965 recebeu o título de "Rainha Mulata do Quarto Centenário", e trabalhou no cinema fazendo alguns filmes.
Dorothy Dandridge, atriz americana, fez filmes importantes como "Carmen Jones", "Ilha nos Trópicos" e "Porgy and Bess". Em 1956 recebeu indicação para o BAFTA Film Awards de melhor atriz estrangeira por "Carmen Jones"; em 1960, indicada, para o "Globo de Ouro" como melhor atriz por "Porgy and Bess"; e, finalmente, em 1955, fora a primeira atriz negra nomeada para o "Oscar" como atriz principal por sua interpretação em "Carmen Jones". Abro uma exceção para Hatie McDaniel, a Mammy de "... e o Vento Levou", a primeira atriz afro-americana a levar o "Oscar", em 1939, porém como atriz coadjuvante.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do meu amigo Hamilton. Vera Lúcia Couto atingiu o patamar dos anos de ouro do mundo miss, especialmente no Brasil. Todavia, outra miss do Clube Renascença que, no meu entender, merecia uma melhor classificação foi Sônia Silva, em 1970.Ela Tinha o mais belo rosto entre todas as candidatas. E o corpo? Simplesmente espetacular. Até hoje não entendo sua derrota para a Eliane Thompson. Quanto a Dirce Machado foi a precursora de um tempo em que o Rio de Janeiro, depois Estado da Guanabara tinham um nível de jovens de causar inveja aos demais estados da federação quando o assunto era Miss.Parabéns a Anamaria pela bela página saudosista das nossas mulatas misses.
Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Olha miss Renascença Dirce Machado como ela era linda foi uma novidade no Rio de Janeiro uma moça mulata participar de um concurso de beleza, Gina mac Person era a mais bonita mais eu e minhas primas torcemos a noite toda para a Dirce machado ser a vice ela tinha um corpo perfeito tudo certinho, eu não lembro dessa Marina Montino e neste ano de 1966 eu ainda estava no meu Engenho de Dentro, e fomos eu e minhas prima Juju e Jucileide e a turma ver o concurso.
Beijos em você Ana Maria e nas minhas primas. Ana Zuleide a prima Zuzinha.

Petit disse...

Duas belas mulatas sendo postadas pela grande Ana Maria.
O Rena, como era conhecido o famoso clube da Zona Norte,o celeiro das mulatas mais bonitas do Brasil.
Dirce Machado abriu caminho para outras mulatas notáveis que incendiavam o Maracanãzinho principalmente no desfile de maiô onde se destacavam pela preponderância dos quadris. A moçada ia a loucura.Vera Lucia,imortalizada no cancioneiro popular na marchinha Mulata Bossa Nova,cantada pela inesquecível Emilinha Borba, a favorita da Marinha.
E a americana Doroty,já cantada e decantada pelo belo comentário do sr. J.Botafogo.Dirce, foi a pioneira e merece de todos os missólogos respeito e reverência,numa época em que os conflitos raciais voltam a se intensificar nos Estados Unidos e Europa.

Celebérrimo disse...

Por muito tempo frequentei o Clube Ranascença, desde a sua criação, lugar aonde tinha as mais lindas mulatas do mundo, namorei algumas delas, sempre fui louco por 2 coisas, pinga e mulatas. Comecei a ir ao Maracãnanzinho, sempre acompanhado por uma jambete, após elas, as mulatas, participarem do concurso miss Guanabara, essa Dirce era um esplendor, bonita, meiga, ancas para ninguém botar defeito, merecia ganhar a candidata eleita, mais o júri era racista, ai foi quando surgiu a Vera Lúcia dos Santos, elouqueci, deu música de carnaval, muitos gracejos fiz para ela no Renascença, mas era uma moça recatada, séria, no fundo eu sabia que estava gostando dos meus elogios como toda mulher gosta de ser elogiada, Sra. Anamaria, o seu blog é de deixar a gente pirado, nunca esqueça de trazer sempre uma dessas lindas joias, os meus olhos brilham, só faltam sacar quando as vejo, mesmo em fotografia. Muito obrigado por me dar essa alegria.
Um bom domingo para todos.
Celebérrimo.

Antonio P. de Moraes disse...

Olha aqui seu Celebérrimo,o Rena não era lugar de pegação não. Era um clube frequentado pela classe média afrodescendente e pela família tijucana, a chamada tradicional família cajuti.Todo sábado tinha a feijoada dançante.Era um clube de respeito e lá não se via pinguço que gosta de cachaça.Eram moças a maioria do Instituto de Educação,de boas famílias,as noites de sábado iam a Orquestra Tabajara,Ed Lincoln,Sambasom,Erasmo Carlos,etc,etc.
Lá não era lugar de bagunça,pelo contrário o ambiente era de respeito.Acho que o sr. está confundido com o Marã que tinha o concurso de Miss Escurinha.Lá frequentava mais o populacho.O Rena era frequentado por grandes sambistas,compositores,artistas em geral.Quem sempre dava uma pinta por lá era a grande Helena de Lima,com seu vozeirão.Tinha as serestas, os bailes de quinze anos das debutantes, etc.
Presta atenção, seu Celebérrimo!!!!!!!!

Celebérrimo disse...

Sr. Antonio P. de Moraes, o senhor não entendeu o meu recado, eu quis apenas exaltar as jovens do Renascença, não merecia esta repreensão, este é o meu jeito, sou um homem de 81 anos de idade e sou brincalhão, tenho o espírito jovial, gostava sim das jambetes do Renascença, das misses, Dirce Machado era uma musa, uma verdadeira deusa, e quanto a pinga, faz parte da vida, não desabona ninguém na medida do possível, eu era um homem da noite, farras mulheres, mas não ia para o Rena fazer pegação, respeito a quem merece, que a Sra. Anamaria não me leve a mal e continue postando as afro-brasileiras.
Saudações,
Celebérrimo

Anônimo disse...

As Misses de antigamente, eram extremamente bonitas!Naquele tempo não tinha: silicone,botox e, cirurgia plásticas eram raríssimas.As moças tinham quer ser bonitas de verdade.Nos dias de hoje,tudo é diferente.Mesmo assim,a beleza de muita miss, deixa a desejar.

Anônimo disse...

Com a entrada das misses Renascença no miss Guanabara, parece que o concurso ficou mais bonito, mais forte, mais brilhante. A Dirce Machado era de uma beleza forte, impactante e cativou a todos, até mesmo as outras candidatas parece terem se aproximado dela. Foi uma noite de glória e muita alegria. Ana Maria, você foi muito feliz na escolha desta postagem, demonstrou ser uma mulher que sabe o que quer.
Beijos querida.
Santinha di Trucatti Hölm.

Petit disse...

Ultimamente os nomes ou pseudônimos dos missólogos que frequentam e navegam no blog são muito engraçados.
Os comentários também são hilários.Temos de Vitaminada à Galinha.De Guardião à Santinha.De Carão à Celebérrimo.Por falar em comentários hilários, por onde andam Mamba Negra, a Zuzinha,as irmãs Jucenuda e Jucileide,a Renata Paranhos? Enfim,estou sentindo uma "baixa" no folclore do Rendas e Rainhas. Ainda bem que saem uns e entram outros.
Dirce Machado a mulata pioneira ficará na história. E Doroty Dandrige, a grande estrela de Carmen Jones. Parabéns a Ana Maria.

J. Botafogo disse...

Petit, estás sempre acelerado, a prima Zuzinha está nesta postagem, muito simples, elogiando Dirce Machado.
Abraços.

Anamaria Zendron disse...

Olá amigos! Gosto de ver pessoas novas aqui, é como Petit diz: saem uns entram outros. Quem é o anônimo que ñ se identificou? Estamos curiosos. Obrigada para todos, esta casa é de vocês!!! Abraços..Abraços...

Petit disse...

Obrigado J.Botafogo pela retificação.
São tantas emoções......

Anônimo disse...

Pessoal, adorei a polêmica envolvendo os dos novos missólogos do Rendas&Rainhas - Celebérrimo e Antonio P. Moraes. Ajuda a esquentar o blog nesses dias de muita chuva. Gostei também de ver o nome do Marã citado e, de imediato, me vem a memória Ana Cristina Ridzi que representou esse clube no Miss GB-1966. E também lembrei da antiga Revista do Rádio que dedicava algumas edições a esse concurso Miss Escurinha. Só não sbia que o certame era promovido pelo Clube Marã. Bem legal essas recordações. abraços,
muciolo ferreira

Guardião da Noite disse...

Como eu disse na postagem passada, eu não conhecia este blog e fui rever as postagens mais antigas e observei que Anamaria tem muita semelhança com o Rei Midas, aquele que em tudo que pegava virava ouro, pois é, com Anamaria é o seguinte, tudo o que ela faz é sucesso, tira coelho da cartola, esta postagem com Dirce Machado totalmente esquecida, está sendo sucesso absoluto, muitos bons comentaristas se interessaram por esta mulata, a primeira a representar e representou muito bem o Renascença ficando em quarto lugar, porque a grande rainha do Clube Renascença foi mesmo a Vera Lúcia, mais começou tudo com a Dirce Machado já sendo classificada, ela é a Martha Rocha do Clube Renascença porque com Martha Rocha também começou tudo. Como eu já disse não sou muito versado no assunto, mas desculpe o sr. Botafogo, eu não acredito que ele não seja jornalista, muito bom o que ele escreveu e está de parabéns a sra. Anamaria. Guardião da Noite.

Anônimo disse...

Guardião da Noite,

muito oportuna sua observação sobre o Jota Botafogo. Ele para ser jornalista só falta o diploma. Se é que já não o tenha. Juntamente com o Hamilton Mota, forma uma dupla imbatível no tema Miss. Eu falei para ele, durante um telefonema, que deveria escrever um livro em parceria com a Anamaria Zendron. Imagine o sucesso que a publicação não faria. Porque juntaria a erudição do Jota Botafogo e todo seu conhecimento e pesquisa com imagens antológicas do rico acervo fotográfico da artista plástica Anamaria Zendron. Alo Jota Botafogo! Está lançada a ideia do livro. E não me venhas com desculpas, pois quero ouvir sua opinião sobre o assunto aqui no blog. Não me respondas por e-mail.Abraços.

Muciolo Ferreira

Helga Brum disse...

Dorothy Dandridge e Dirce Machado duas lindas mulatas acontecendo no blog da querida Anamaria.
Duas personalidades do Mundo Miss e do Cinema respectivamente.Dorothy que fez sucesso no cinema nos anos quarenta e cinquenta com sua inesquecível Carmen Jones.Dirce foi a pioneira do Clube Renascença no Concurso de Miss Guanabara.Uma linda jambete ( como se falava na época) veio com toda força e elegância e foi uma das mais aplaudidas naquela noite inesquecível e foi merecidamente classificada em quarto lugar.
Muita merecida a homenagem a duas grandes estrelas.

Luís Carlos Monteiro Leal disse...

Sou afrodescendente com muita honra e jamais poderia deixar de homenagear a minha patrícia brasileira, Dirce Machado, ela foi pioneira no concurso miss Guanabara representando o nosso clube tijucano Renascença e fez bonito, eu muito gostaria de conhecer todas as misses Renascença, naquela época eu ainda não tinha nascido, mesmo agora eu teria prazer em conhecer todas, saber como estão, se vivem bem e se todas estão vivas, fiquei penalizado quando dias atrás li uma reportagem no jornal sobre uma famosa miss que hoje é mendinga e também a musa de Di Cavalcanti, Marina Montini já falecida, ter se acabado pobre na casa dos artistas, ela foi muito famosa, trabalhou até na Itália.
Muito obrigado por ter tido a oportunidade de expressar os meus sentimentos.
Juvenal Leal.

Luís Carlos e Juvenal Monteiro Leal disse...

Há ai uma assinatura embaixo, o Juvenal Monteiro Leal é meu irmão, "diz que não gosta de escrever" e pediu para eu colocar o nome dele. ele gosta também das girls do Clube Renascença e acha a Dirce Machado muito bonita.
Muito obrigado.

Anônimo disse...

Alo Anamaria!

Que tal aproveitar a "deixa"dos irmãos Luis Carlos e Juvenal Monteiro Leal e preparar uma matéria com fotos bem legais com todas as Misses do Clube Renascença? Sei que dá um trabalhão danado, mas não precisa ser de imediato. Eu também como um brasileiro do Recife afrodescendente ficaria bem contente. Um forte abraço,
Muciolo Ferreira

Dulce Ramos disse...

A bela negra Dorothy Dandrigde,ganhadora do Oscar em 1955 por Carmen Jones foi a primeira negra de destaque do cinema americano.
Especialista em musicais ( era cantora)foi mais uma celebridade a ter um triste fim. Morreu por excesso de barbitúricos como sua colega de trabalho Marilyn Monroe ( uma das versões). Aliás no mundo do glamour acontecem muitas tragédias,infelizmente.
Quanto a Dirce Machado,teve o mérito de ser a primeira negra a ser classificada em um concurso no Brasil. Muito elegante,colocou as afrodescendentes no Mundo Miss.Também gostaria de ver um banner com as misses Renascença e todas as misses negras do Brasil.Minas,Bahia,Acre,Maranhão,Pará são alguns estados do nosso País que já foram representados por bonitas moças coloredes.Até hoje no Brasil o preconceito racial existe,veladamente, mas EXISTE. Perguntem a Vera Lucia Couto sobre o assunto?

Anamaria Zendron disse...

Amigos! Como poderei eu recusar estes pedidos de postagens destas mulatas maravilhosas que encantaram este Brasil! Elegemos o mês de Agosto para postar no estilo "Rendas & Rainhas". Abraços...Abraços...

Anônimo disse...

Alguém pode me dizer se a Adele de Fátima foi candidata a Miss Guanabara
pelo Clube dos Comerciários do Rio de Janeiro,antes de ser a Mulata das Sardinhas?Saiu numa Revista Sétimo Céu antiga que ela foi candidata a Miss Renascença e perdeu para Sonia Santos. Alguém me confirma?

Anônimo disse...

Se Adele Fátima participou do Miss Guanabara e perdeu para uma jovem chamada Sônia Santos do Clube Renascença, das duas, uma: ou foi em 1967 ou 1970. Porque na história do Clube Renascença foram eleitas duas Sônias. À de 1967 era Sônia Maria Aguiar, tinha 19 anos e ficou em quarto lugar perdendo para Vera Lúcia Castro, candidata do Motel Clube Bandeirantes. Já a Sônia Silva conquistou o terceiro lugar perdendo injustamente para Eliane Fialho Thompson, do Floresta Country Clube. Desconheço a participação da ex-mulata dos shows do sambista Sargentelli no Miss Guanabara.

Muciolo Ferreira

Juvenal M. Leal disse...

D. Dulce, Muciolo Ferreira e outros que estão solicitando as misses afrodescendentes estão esquecendo da miss Pernambuco 1988, ela era uma linda colorede, poderia até ter sido miss Brasil.
Realmente sou fã de Dirce Machado, o meu irmão Luís Carlos está de gozação comigo insinuando que não sei escrever por eu ter pedido a ele a minha inclusão no seu comentário.
O amigo deste blog, Juvenal Leal.

Anônimo disse...

Juvenal,
eu jamais poderia esquecer(mesmo se quisesse) da Miss Pernambuco de 1988, a belíssima mulata Ana Maria Guimarães. Porque eu era um dos três coordenadores do concurso e fui eu quem a descobri desfilando para a loja Ele Ela Moda. A indiquei para o Clube Náutico Capibaribe e para o Santa Cruz Futebol Clube. Os clubes não se interessaram por ela. Talvez pela cor da sua pele ou por não acreditarem que Aninha iria tão longe no Miss Pernambuco e no Miss Brasil. E vou relatar uma estorinha da mãe da Miss Bahia daquele ano ouvida nos bastidores do Teatro Silvio Santos, onde o certame nacional se realizou . Me contaram que a mãe da baiana teria ficado tão revoltada com o resultado que deu a vitória a miss Santa Catarina, deixando a baiana no segundo lugar, que teria gritado para todo mundo ouvir(inclusive os jurados) que, além da Miss Bahia(era a cara da Martha Rocha) só a Miss Pernambuco tinha condições de vencer o concurso. E que o resultado tinha sido uma tremenda marmelada.Boatos no mundo Miss dão conta que foi a jurada Deise Nunes quem teria prejudicado a pernambucana dano uma nota baixíssima. Imagine se Deise Nunes votaria numa outra afrodescendente. Ela perderia a primazia de ser a única e eterna Miss Brasil de origem negra.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Complementando as informações sobre a bela mulata Ana Maria Guimarães,Miss Pernambuco 1988, ela representou o Clube Rodoviário de Pernambuco. A agremiação foi criada exclusivamente para o lazer e atividades sócios-culturais das famílias dos funcionários do DER-PE - Departamento de Estradas e Rodagem do Governo de Pernambuco. Todavia, tanto a miss como os familiares não tinham nenhum vínculo com o clube. Porque seu pai era um sargento da Aeronáutica. Acredito que a xará Anamaria Zendron irá inclui-la no rol das deusas de ébano que brilharam nos concursos de miss. Um ótimo final de semana a todos.
muciolo ferreira
Muciolo Ferreira

J. Botafogo disse...

Muciolo, eu nunca gostei dessa tão idolatrada e badalada "Miss" Bahia, tinha a arcada dentária feia, um corpo nada especial, além do mais, deve ter tido um comportamento inadequado no "Miss" Brasil, acredito não terem sido à toa as palavras da jurada de SS ao dar o título para Isabel Beduschi, se eu já não tinha simpatia por Deise Nunes, com esta "possível" nota dada por ti, piorou, a "Miss" Brasil 1986 não chega nem no rastro da beleza da fenomenal Vera Lúcia Couto; no Panamá, Deise Nunes não correspondeu às expectativas do brasileiro, perdeu-se na entrevista e chorou na frente do público pela sua desclassificação, deveria ter demonstrado altivez e controlar as lágrimas. Aquela noite no "circo" Sílvio Santos era da "Miss" Pernambuco, torci muito por ela.
Estou surpreso com esta postagem sobre Dirce Machado, tem sido um sucesso espetacular sem haver discórdia, ela e o Clube Tijucano merecem.
Parabéns aos irmãos Monteiro Leal, apareceram pela primeira vez comentando e opinando com seriedade.
Abraços.

Petit disse...

Anamaria prepare urgentemente a matéria sobre as "lindas" coloredes(rsrsrsrsrsrsr)pois os missólogos estão com as adrenalinas a toda prova e pelo jeito acho que o bicho vai pegar.
Bahia e Pernambuco sempre se degladiaram nos concursos e é público e notório que as baianas através dos tempos sempre levaram a melhor.
Preparem queridos colegas um kit anti estresse: muita naftalina,sais minerais,chá de erva cidreira,bastante maracujá,romã e muita língua afiada.

J. Botafogo disse...

Novamente está Petit botando lenha na fogueira, intrometendo-se aonde não deve. Cara, esta é a vez da deusa de ônix Dirce Machado, volte-se para ela. Valeu!
Abraços.

Anônimo disse...

Aproveitando o ensejo, o momento atual que se prega a igualdade e a fraternidade cristã com a visita do Papa ao Brasil,é sempre bom lembrar que acima da beleza branca,negra,amarela e indígena,está a beleza interior,muito pouco difundida e esquecida. Concurso de miss que é visto como futilidade no Mundo atual,pode reverter o estigma e tornar-se um centro propagador de cultura,beleza e propósito.
O que vale uma mulher bonita sem a mesma não tem conteúdo? Não adianta um belo para de coxas,belos olhos se o interior é fraco,anódino e sem qualidade.
Quanto as moças acima mostradas, o que valeu nas suas trajetórias foi o olhar de solidariedade e a beleza com propósito.

José Maria Goianese disse...

Muito bonita a postagem que a artista plástica Ana Maria Zendron fez em sua página.
Dirce Machado, a primeira Miss Renascença na história do Concurso de Miss Guanabara em l960, é retratada na sua pujança de bela mulata que foi e a importancia dela para as moças de cor que não se atreviam a participar de um concurso de beleza cuja característica principal,era o tipo branco europeu,olhos claros,simbolo de um País colonizado.
Com as mulatas na passarela,essa bela miscigenação deram um outro colorido no Concurso.
Parabéns a Dirce Machado pelo pionerismo.A Doroty,outra bela negra americana,será sempre a eterna Carmen Jones.
Duas belas espécimens de Mulher. Parabéns a artista pela postagem.

Anônimo disse...

Alo Jota Botafogo!

Em primeiro lugar recebe os parabéns pelo seu aniversário transcorrido no dia 26(ontem) e espero que ainda estejas comemorando aí na Belacap, para onde você viajou deixando o Maranhão. E não adianta negar, porque um passarinho lhe viu ontem à noite jantando num dos mais caros e requintados restaurantes de Brasília e com direito a corte de bolo e apagar de velinhas. Minha fonte falou que só não deu para contar quantas velas foram sopradas. Desejo saúde e longa vida ao nosso Jota Botafogo que é um dos maiores pesquisadores da Missologia. Não esqueças que, como um jornalista bem informado, tenho muitas fontes e era você mesmo o homenageado no restaurante que só não revelo o nome porque seria fazer propaganda gratuita no blog da nossa querida Anamaria Zendron. quanto ao su último comentário, vou discordar de sua opinião sobre a Miss Bahia de 1988 que, juntamente com a mulata de Pernambuco, eram as melhores misses daquele ano. Com relação ao suposto "mau comportamento" dito ao vivo contra Wanessa Magalhães Miss Bahia pela finada jurada Joyce, coreógrafa do concurso, foi inventado para justificar seu voto Na verdade o que aconteceu nos bastidores do Miss Brasil de 1988 foram ações nebulosas, pra não dizer escandalosas. Porque o Sílvio Santos estava afastado do comando do SBT por recomendação médica, devido a suspeita de um câncer nas cordas vocais. Então o concurso ficou entregue a Marlene Brito e Joyce. Marlene Brito era de origem uma pessoa arrogante e complexada. Porque era de origem paupérrima do interior da Bahia, e que havia saído de sua cidade nas mesmas condições do ex-presidente Lula. Num pau-de-arara com toda a família. Ela não queria nem ouvir a palavra Bahia para não lembrar do passado de dificuldades. E chegou a confessar a pessoas próximas que, enquanto ela estivesse a frente do concurso, jamais uma baiana seria eleita Miss brasil. Recalque e frustração. Além do mais, por ser uma jovem bem nascida, de uma família classe média alta, a então Miss Bahia jamais iria se submeter aos caprichos de "madame" Brito. Entenderam a colocação da palavra? Foi isso o que aconteceu nos bastidores do Miss Brasil de 1988. Depois, Sílvio Santos soube de todo o ocorrido e para evitar um escândalo ou denúncias contra a sua emissora, decidiu realizar pela última vez o Miss Brasil no ano seguinte. E após o Miss Universo de 1989 acabou com a promoção e demitiu "madame" Brito. Então, a ex-coordenadora do concurso perdeu muitas amizades que mantinha com pessoas importantes, entre elas o Rei do Futebol, Pelé, e o Rei da Soja, Olacyr de Morais. Pronto, falei.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Mais uma vez, parabéns ANAMARIA e muito obrigado por nos brindar com estes trabalhos fabulosos. Sucessos, sempre! (Eu sou o DINDO, da Bahia)

Anamaria Zendron disse...

Olá amigos! Eu quero pedir para esta pessoa anônima se identificar, fica bem mais interessante seu comentário deixando seu nome.
Obrigada gente, mais uma postagem que vocês fazem sucesso!
Abraços...abraços...

Claudio José - RJ disse...

Meu nome é Claudio José ,sou do Rio de Janeiro e vejo em todos os blogs pessoas que usam pseudônimos(inclusive no seu Anamaria) e não precisam ser politicamente corretos.Vivemos em uma democracia e temos todo o direito de assinarmos como X,Y,X,Anônimo,etc.
Sei que vc está se referindo a alguma pessoa deselegante que não compactou com a maioria dos missólogos que acham a Dirce Machado bonita.O grande dramaturgo Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra.Se fosse eu, que tivesse escrito o comentário(inclusive já tirado de circulação) eu diria.Acho que ofensas pessoais realmente não devem ser postadas,mas me parece que o autor que foi censurado( parece Inquisição) usou uma corrupitela de "beiço" para comentar sobre a Dirce Machado.
Já vi em seu blog,pessoas conhecidas que navegam no R & R,trocando farpas e insultos,beirando até a grosseria e não foram censurados.Portando dois pesos e duas medidas.Acho que cada um tem o direito de se expressar do jeito que quiser,afinal de contas o que seria do verde, se todos gostassem do amarelo? Abraços

Anamaria Zendron disse...

Quem comentar sem identificação (nome, apelido, nick, ou como quiserem chamar),
textos desrespeitosos não serão moderados, as pessoas a abrilhantarem este blog
opinando sobre uma postagem são merecedoras de respeito, nós temos direito de
escrever sobre um assunto que gostamos apesar de estarmos ligados na violência,
no desmando dos administradores, nas pessoas carentes, etc. Não somos fúteis
conforme a acusação de um anônimo, esses problemas são responsabilidades do
governo.
Claudio José - RJ, contamos com a sua colaboração no Rendas & Rainhas.
Abraços


J. Botafogo disse...

Prezados amigos, blog é uma página particular, não foi feito para desabonar as pessoas e muito menos as misses, elas são jovens, na maioria ingênuas com a cabeça cheia de sonhos, não merecem distratos, lembremo-nos, sem elas não haveria "o mundo miss" do qual elas participam dos concursos, se existe moderação é para serem moderados comentários aceitos pelo proprietário do blog e o proprietário de um blog não se esmera numa postagem para desqualificar as postulantes a um título de beleza. Dirce Machado é digna de admiração, deu início, com coragem, ao evento "Miss" Renascença, dou todo o meu apoio a Anamaria Zendron, esta senhora, mulher de fibra, quando posta algo é para a nossa alegria e diversão, batalha muito para nos oferecer o melhor, aqui não é um voy aonde os moderadores incentivam a discórdia, já muito participei dos voys MBonB e o "verde", por esse motivo, eu e muitos amigos, de lá nos afastamos.
Abraços.

Petit disse...

É isso mesmo J.Botafogo. Vamos brincar, mas não vamos esculhambar.Quem sacanear as misses de agora em diante, vai ter que rezar vinte Padre Nossos,cinquenta Ave Marias,ficar de joelho no caroço de milho,fazer mil abdominais,duzentos polichinelos e ficar quinze dias ouvindo os sermões do Silas Malafaia.É a penitência para os linguarudos.

Anônimo disse...


Anamaria,

concordo plenamente com a posição adotada pelo seu blog. O Rendas & Rainhas é sim um espaço democrático onde todos devem opinar livremente sobre as misses do passado. Uma coisa é discordar e outra é depreciar gratuitamente e sem fundamento pessoas usando termos deselegantes e de incentivo ao racismo. Use sempre o moderador quando você achar que os limites de civilidade foram desrespeitados. Eu mesmo, vez por outra, levanto alguma polêmica baseado em fatos do meu conhecimento. Principalmente no tocante a resultados injustos de concursos fraudulentos contra a miss X ou Y. Todavia, dificilmente alguém encontrará ofensas da minha parte. O Jota Botafogo - o aniversariante da semana - está coberto de razão no seu último comentário. Porque a Dirce Machado, além de ter sido uma bela miss, é um orgulho para todos os brasileiros pelo pioneirismo. Uma Miss Renascença motivo de orgulho. Porque foi uma mulher que, no seu tempo, com coragem e honradez, representou dignamente uma etnia cuja batalha por seus direitos e cidadania começou lá atrás com o grande mártir e herói Zumbi dos Palmares. Foi uma revolucionária e visionária, porque ainda hoje ser negro, mulato, moreno, colored, jambete, marrom, sapoti, ter a cor de canela nesse Brasil é viver na eterna luta contra o preconceito social e racial. Que venham novas postagens no Rendas & Rainhas destacando as Dirces, Aizitas, Vera Lúcia, Deise Nunes, Ana Maria Guimarães, assim como as Marias Raquel, Marthas, Iêda. Todas serão bem vindas sem distinção de cor. Abraços a todos.
Muciolo Ferreira

Hamilton MM disse...

Concordo em gênero, grau e número com J.Botafogo acerca de pessoas desagradáveis e grosseiras que escrevem com preconceito racial ( no caso específico) ou qualquer tipo de preconceito que desabone o ser humano.É uma página de beleza,de arte,de muito trabalho que não merece determinados comentários desabonadores.A democracia também tem limites.Não confundir ponto de vista com grosserias. Se você não gosta,não aprecia,não concorde com algum comentário que o faça com elegância,classe e dignidade,ainda mais que são moças que merecem todo o nosso respeito.

Anônimo disse...

Querida Aninha estou aqui para apoiar o seu Botafogo, se não fosse por ele até hoje a Renata paranhos vivia atazanando as minhas primas e a deusa Maria Eutymia ele deu um esbrega nela e ela sumiu seu Botafogo é um homem justo gosta muito de justiça, eu gosto muito da Dirce Machado ela é linda merece respeito.
Beijos em você e nas minhas queridas primas do nosso Engenho de Dentro. Ana Zuleide a prima Zuzinha.

Vitaminada do Meier disse...

Apoio os missólogos acima quanto ao ato de desagravo no que concerne a linda jambete Dirce Machado.
Como o Ministro Joaquim Barbosa falou em uma entrevista, ele teve que enfrentar mis obstáculos para ser um vencedor em sua carreira.No decorrer da entrevista ele falou que o lugar que ele mais sofreu preconceito foi no Itamarati.Imagina um homem de cor no meio daqueles "sobrenomes" famosos,sofreu inúmeros preconceitos velados, todos nós sabemos que EXISTE preconceito no Brasil contra gays,negros,indios,judeus,nordestinos e por aí vai.Anamaria está muita certa em não postar comentários desairosos às misses.Você se não char bonita,pode falar falta um quê,pode melhorar,foto não está boa,enfi,você ANÔNIMO sabe perfeitamente como fazê-lo.Com a minha CARA ninguém tira onda.Mesmo porque eu sou LINDA,MARAVILHOSA,ANTENADA,BOA DE BRIGA( passo uma PERNADA como ninguém e isso em todas as áreas que vocês possam imaginar........),RAINHA DO PEDAÇO EM MADUREIRA e de vez em quando recebo uma pomba gira de frente, que sai de perto.Saravá!!!!!!!!!!!!!

Juceneuda P. da Cunha disse...

Deixei de escrever no blog porque fui muito hostilizada pela Renata que não se conformava com a minha admiração pela mais bela miss Bahia de todos os tempos, no meu ponto de vista,evidente que depois das Martas e da Olivinha.Agora classe,elegancia,inteligência ninguém tira a coroa de Euthymiazinha,o xodó da Pituba.Entre Euthymia e Dione Oliveira eu sou muito mais Eutymia,para mim uma deusa grega com seu perfil de Irene Papas.
Não gosto de misses com cara de Barbie,narizinhos arrrebitados,gosto de tipos exóticos e diferentes.Se não me engano no ano de Dirce Machado tinha uma outra mulata que concorreu,o nome dela parece que é Norma Valéria e era da Vila da Penha.Acho que li há muito tempo no Daslan.Vamos respeitar as diferenças,porque beleza é um conceito muito subjetiva. As minhas primas Zuzinha,Jucileide,Hildenê e Orcilia todo o meu carinho.Viva o nosso bairro querido, o Engenho de Dentro e as minhas amigas normalistas do Carmela Dutra em Madureira.

J. Botafogo disse...

Agradeço aos amigos a apoiarem o meu ponto de vista, não sou nenhum moralista, apenas, como disse a Sra. Ana Zuleide, gosto de justiça e respeito, não é por sermos de um país democrático que vamos sair por ai a desabonar os nossos semelhantes, principalmente pessoas a nos darem diversão, gosto de Dirce Machado e ela fez bonito, a ser a primeira afro - brasileira, ao enfrentar todo o preconceito da época.
Tenho sentido falta de Roberto Wagner, o nosso hollywoodiano, dê o ar da sua graça, apreciamos os seus textos, as suas opiniões.
Abraços.

Karina Karão disse...

Vamos ao que interessa Ana Maria:
Estamos esperando ansiosos a postagem das belas coloredes que foram misses Renascença e de outros estados brasileiros que fizeram sucesso nos Concursos de Misses e que eram de descendência negra. Temos este ano, outra bela negra que vem da Boa Terra.E as misses Universo negras?
A primeira afro descendente a se candidatar ao Miss Brasil( apesar de muitos não concordarem )foi Maria José Cardoso,que tinha cabelos ondulados e fazia a linha mulata fina. Outra que tinha traços bastante característicos foi a bela Miss Pernambuco 1958,a estonteante Sonia Campos.Essa história de racismo no Brasil não cola,pois todos temos descendência negra.O preconceito sempre existirá,pois o ser humano desde criança repete signos dos avós,pais,etc.E a escravidão perdurou por muito tempo em nossa Terra.Infelizmente no Brasil, todos os negros sofreram ou sofrerão discriminação,já que a Humanidade é cruel e o amor incondicional é pouco difundido.Estados do Sul do Brasil infelizmente ainda professam o preconceito racial,acho que devido às colonizações européias fortes naquela Região. mas um dia, quem sabe, isto irá acabar......

José Antonio Dias disse...

Essa coisa de racismo no Brasil é muito velada,mas cheio de hipocrisias e agressividades.Termos que se perpetuaram em nossa Pátria, tipo cabelo de palha de aço,nigrinha,neguinha e neguinho,saci pererê,picolé de carvão,tudo isso nos livros de Monteiro Lobato e outros autores.Portanto o preconceito racial foi praticamente institucionalizado no Brasil, uma triste forma de tratar nossos irmãos queridos.A cor da pele ainda é vista como diferencial nessa Terra,alguém falou sobre o ministro Joaquim Barbosa e é isso mesmo que ele falou. Ele perdeu diversas batalhas contra o preconceito,mas venceu a Guerra.É hoje um dos homens mais ilustres e dignos desse País. Como foi martim Luther King e o fabuloso Mandela que está lutando pela vida. Sua vida sempre foi de lutas e Deus o acolherá quando chegar a sua hora, com todo o carinho.E Manuel Bandeira com seu lindo poema Irene Preta.Entra Irene, você não precisa pedir licença diz São Pedro a ela.Portanto, está "out" que tiver preconceirto,seja ela qual for.....O Mundo de hoje,globalizado,na era da Internet não cabe mais essas imbecilidades e arrogâncias. Quem tiver nessa,vai se dar mal com certeza.

Anônimo disse...

Anamaria, amigos do querido blog Rendas&Rainhas,

apenas para encerrar minha participação na polêmica gerada pela postagem da Dirce Machado, aconselho essa pessoa que postou grosserias contra a bela mulata a procurar o VoyForuns Azul onde tudo lá, incluindo baixarias grotescas, é liberado e publicado.
Muciolo Ferreira

Claudio José disse...

Os missólogos que navegam no VoyForuns Azul são críticos mordazes,mas alguns são bastante inteligentes e têm conhecimento de causa,pois atuam vinte e quatro horas no Mundo Miss.
É como toda regra de exceção,navegam também pessoas de bem,artistas plásticos,advogados,profissionais de comunicação, estilistas,historiadores ,pessoas que se dedicam e sabem profundamente do que estão falando.
Não é só GENTALHA que frequenta não,pois me considero uma pessoa de NÍVEL e frequento com muita HONRA o voy azul.Data venia, meu caro.

João Ricardo disse...

Meu amigo Claudio
Você me falou sobre o blog Rendas e Rainhas e me admirei como temos pessoas criativas e sensíveis no Mundo Miss.
O blog da Anamaria é muito bonito e traz belas recordações para aqueles que viveram os anos dourados dos concursos. Sou admirador dos concursos desde criança e via sempre minha avó e mãe comentarem sobre o assunto.
Escrevo no voy azul há muito tempo e sei que existem comentaristas que não são muito éticos e são fãs ardorosos de suas preferidas e destratam as que não o são.
Agora querer menosprezar e avacalhar o voy( não sei o motivo que o sr.Muciolo tem para desmerecer o MbonB)dizendo que qualquer porcaria é postado lá não é verdade.
Engraçado que todos aqui do R & R se revoltaram contra o preconceito racial no que se refere a miss Dirce Machado ( eu também sou contra qualquer tipo de preconceito) e são preconceituosos contra o voy, que é antes de tudo é o MELHOR NOTICIÁRIO do MUNDO MISS, o mais completo, o mais atualizado,com sucursal na Europa e nos USA e vem cumprindo diariamente com o seu papel jornalístico de bem informar.É muito fácil criticar os outros quando ´os interesses e opiniões não coincidem com que pensamos e agimos.
Portanto fica aqui meu protesto contra a discriminação contra o voy azul do qual faço PARTE COM MUITA HONRA.Sou advogado,professor,historiador e missólogo com muito orgulho.

Petit disse...

Oi Anamaria, quando teremos a próxima postagem?Um grande abraço

Anamaria Zendron disse...

Olá! Estou preparando nova postagem, até este fim de semana publicarei.
Um grande abraço.

Vitaminada do Meier disse...

O Miss Brasil está se aproximando e já foram eleitas algumas candidatas com "poder de fogo".
Antigamente nos anos dourados era uma febre os concursos de beleza.
Caravanas saíam principalmente dos estados do Rio( época também do Estado do Guanabara),São Paulo e Minas Gerais.Os concursos Miss Distrito Federal e Guanabara atraíam uma média de trinta mil pessoas no Maracanãzinho,esprimidas,com as grandes torcidas dos times de futebol,Vasco,Flamengo,Fluminense e Botafogo com belas candidatas.Os clubes da Zona Norte(Mackenzie,São Cristovão,Marã,Bangu,Madureira,Guadalupe,Campo Grande,River,Renascença,Piraquê,Aeronáutica,Subtenentes do Exéricto,Portuguesa,Poveiros,Casa de Portugal,etc,etc também mandavam belas candidatas) e os da Zona Sul ( Olimpico,Sirio Libanês,Monte Líbano,Leblon,Country,Nevada,etc,etc mandavam bonitas representantes).Moças sem plásticas,com frescor,etc.
Os tempos mudaram.Hoje, as moças que se candidatam em todo o Brasil,visam mais modelar e serem modelos fotográficos,irem para o BBB,algumas mais sortudas vão para Milão,New York,Paris,etc.
Os concursos ficaram muito mercantilistas e como tudo no Brasil atual, nos remete a falcatruas,corrupções,etc. No Mundo Miss não seria diferente.Todo dia se sabe de Coordenadores manipulando resultados,delinquindo descaradamente,sem nenhuma sutileza.
Não somos inocentes e os mais velhos sabem que Maria Augusta da SOCILA também tinha lá suas preferidas e infuenciava nos resultados,mas tudo dentro de uma certa normalidade,díriamos hoje, tudo na base do "sapatinho".
Voltando a 2013 algumas considrações:
a) quanto mais magra melhor e de uma forma obssesiva;
b)maquiagens pesadíssimas,milhões de cremes,plásticas,correções faciais nem sempre bem sucedidas:
c)muita exposição na mídia,caras e bocas desnecessárias,algumas poses vulgares,ensaios de modelos o que significa que o termo MISS começa a ficar demodée:
d) péssimas coordenações, com POUQUISSIMAS exceções.O RG do Norte é uma exceção;
e) moças novas com cara de trinta e cinco anos para cima;
d) No momento competitivas são as Misses Paraná,Mato Grosso,Pará,RG do Sul e talvez a Bahia.
Finalizando,acho que mais uma vez vamos ficar na vontade de ganhar o Miss Universo,pelo panorama descrito acima.

Claudio José disse...

Estou também de acordo com a Vitaminada do Méier no que concerne a resultados manipulados.
Ontem no Concurso Minas Gerias ganhou a Miss São Paulo 2008,Janaina Barcelos.
Uma vergonha e a que ponto chegou os Concursos Estaduais no Brasil.No Rio de Janeiro no sábado vai acontecer a mesma coisa. Péssima Coordenação,concurso sob suspeita ( não foram apresentadas todas as candidatas e já eliminaram dez de antemão,sabe lá que critérios foram adotados)e dizem que já tem uma candidata eleita.mas ninguém tem provas e vai ficar o dito pelo não dito.
Em, Minas, a candidata mais bonita de nome CAROL se retirou antes do dia da final,assim como outras candidatas já antevendo a Maracutaia.
A corrupção chegou forte no Mundo Miss e chegou infelizmente para ficar.
É uma pena,está acontecendo isto,mas dizem que sempre aconteceu né?Dizem que a Maria Augusta determinava quem seria a eleita muito antes do dia do desfile final.Então, quem está na chuva é para se molhar.As meninas que concorrem já sabem disso,algumas saem fora,outras mais abusadas ficam para ver qual o bicho que vai dá.Outra TRISTEZA é a ORATÓRIA dessas moças,é uma pior do que a outra. As que eu vi é de chorar....de raiva,pois elas estudam dias e dias para dar uma resposta plausível e na hora H só sai MER..
Portanto queridos,preparem-se para qualquer resultado,todos nós sabemos quem decide o Concurso.....
Um horror!

Anamaria Zendron disse...

É isso mesmo, por mais que saibamos que existia algo parecido, o glamour e beleza imperavam com brilho. Então vamos ver neste blog uma nova postagens que está se finalizando, os concursos em que elas do Renascença participaram. Obrigada para todos amigos! Abraços...abraços.

J. Botafogo disse...

Cláudio, achei oportuno o teu comentário corroborando com Vitaminada do Méier, mas, devemos nos lembrar, que, são jovens inexperientes, apesar do treinamento para perguntas/respostas, estão tensas; já falei muito em público, no início era muito ruim, ficava perdido, com a continuidade, foi ficando fácil, eu já falava até demais, gostava muito de me expressar, essa experiência adquirimos com o tempo, deveria haver nas nossas escolas uma cadeira de oratória, os jogadores atuais fazem curso para não dizerem bobagem como acontecia com os atletas do passado.
Abraços.

J.Botafogo disse...

Saúde querido amigo Hamilton, saudades dos nossos amados Benzinho e Raimundo.
Do agregado da família JB.
Ebe eid. A boeta é da edida.
Grande abraço.

Hamilton MM disse...

Querida Anamaria
Obrigado pela postagem.Aniversário depois que a gente passa dos 50, deveria acontecer de cinco em cinco anos.Espero que o próximo 9 de agosto custe muito a chegar.Brincadeiras a parte, é sempre bom ser querido pelos inúmeros amigos que tenho,estes, são o meu alicerce,assim como a minha Família.Agradeço ao amigo J. Botafogo pela foto, eu nem me lembrava mais dessa fotografia.Quem está ao meu lado é uma amiga Virginia Orsini,médica e cineasta que quando mais jovem poderia ter sido Miss. Obrigado

Evandro Silva disse...

Parabéns meu "dileto amigo" HAMILTON, muita saúde, paz e amor!!! Abraços

Hamilton MM disse...

Obrigado Evandro e a todos os queridos amigos do R & R.Saúde é o que mais desejo, pois o resto a gente tira de letra.Amanhã é o Miss Rio de Janeiro na Cidade do Samba e acho que vai dá SAMBA e dos bons (rsrsrsrsrs).
Protestos a vista e muita rasgação de seda.Os meninos e meninas estão ouriçados querendo a cabeça da Susana.Maria Antonieta que se cuide!!!!!!!!!!!O Petit deverá comandar a trupe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anderson Almeida disse...

Me chamo Sonia Galvão,
Por curiosidade puxei algo para recordar amigas que fizeram parte da beleza feminina no Renascença Clube, local que frequentei muito na minha juventude.
Fiquei muito feliz em ver esta homenagem a Dirce Machado, minha amiga pessoal de bailes e encontro finais de semana com nossos filhos, não participei muito de sua vida de miss pois a conheci bem depois disso, mas a conheci no seu cotidiano, mãe, mulher, amiga, leal, linda demais,elegante, pele de pêssego, pessoa de comportamento correto, guardei para a vida toda uma frase que ela me disse um dia, " Estou no meio, mas não sou do meio" na verdade isso quer dizer, que voce é que deve se comportar seja em que ambiente estiver. Hoje ela não se encontra mais entre nós, mas eu continuo sua fã e tenho certeza que ela está melhor que todos nós, tenho muitas saudades de ti. Nunca vou te esquecer.
Sonia Duarte Galvão

Anderson Almeida disse...

Sonia Silva, Miss Renascença.
Também minha amiga pessoal, também não a conheci na época do concurso, fi depois disso, temos mais ou menos a mesma idade e não podemos deixar de reverenciar essas mulheres negras maravilhosas que deram voz as outras, permitiram que as demais se mostrassem ao mundo, trabalhamos juntas, linda, mulher forte, decidida sem medo de ser feliz, hoje reside nos USA da América, aprendi com ela a ser decidida, manter meu ponto de vista, brigar pelos meus objetivos, mulher admirável. Falo com ela por tel. algumas vezes.
Não podemos deixar de lembrar que tudo isso se iniciou com Dinah Duarte, que não vejo seu nome em quase nada referente ao Renascença clube, ela tem todos os méritos nos concursos da mulheres negras neste país. Muitas saudades!
Sonia Duarte Galvão